A ADLEI – Associação para o Desenvolvimento de Leiria emitiu um comunicado em que defende uma maior “participação cívica política” dos cidadãos nos órgãos do poder local, afirmando que “está longe de ser óptima” e apontando algumas medidas para esse objectivo.
Uma via seria as juntas de freguesia e municípios fornecerem mais informação sobre as suas assembleias e actos público, não apenas pelos “editais, afixados nos espaços habituais, do modo tradicional”, mas com recurso às actuais “tecnologias da informação e comunicação”. Dá como exemplo a criação de uma “newsletter” com subscrição aberta aos munícipes para receberem “as datas, locais e ordens de trabalhos de cada assembleia”, bem como a publicação online de “informação sobre os direitos e modos disponíveis para que os cidadãos possam participar activamente em cada um dos actos públicos”.
Apontando que estas propostas seriam “de fácil implementação” e poderiam contribuir para uma “cidadania participativa”, a ADLEI espera que possam ser consideradas e venham a contribuir para “o desenvolvimento da própria democracia e suas práticas na região”.
Sem comentários:
Enviar um comentário