No âmbito do programa comemorativo dos 500 anos da paróquia e freguesia da Batalha, a Junta de Freguesia organizou, no passado dia 17 de Março, um Festival de Sopas, com a participação das colectividades e outras instituições da freguesia da Batalha.
O pavilhão multiusos da vila encheu assim que se abriram as portas e as 500 taças que havia para vender esgotaram na primeira hora, o que obrigou a organização a reforçar a oferta.
Algumas das mais de 20 qualidades de sopa também foram esgotando, mas a oferta chegou para satisfazer todos os que ali se deslocaram.
Foi, portanto, um verdadeiro sucesso, cujos fundos reverteram para a solidariedade, nomeadamente, para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho e para a Misericórdia da Batalha.
No final, houve ainda um animado bailarico, com a animação do acordeonista batalhense Vergílio Pereira.
As comemorações dos 500 anos da Batalha vão continuar pelos meses seguintes, com o seguinte calendário já definido:
Abril
Dia 21 | 21h00 (Praça Mouzinho de Albuquerque) –
“Festa-Jovem” com DJ convidados e entrega dos prémios dos concursos de poesia e
fotografia.
Maio
Dia 19 | 07h30 – Passeio de pensionistas da freguesia.Dias 24 a 27 (Largo Cónego Simões Inácio) – Participação institucional da Junta na XXII FIABA – Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha.
Junho
Dias 2 a 4 (Centro Paroquial) – Participação especial da
Junta nos festejos da Santíssima Trindade, festa principal da Paróquia.Dia 10 | 09h30 (Pavilhão Multiusos) – Grande concentração de bicicletas antigas, com passeio por alguns lugares das freguesias da Batalha e Golpilheira.
Julho
Dia 1 | 15h00 (Largo da Estátua do Condestável) – Sarau
desportivo com a participação dos clubes desportivos da Freguesia.
Agosto
Dia 18 | 15h00 (Praças D. João I e Mouzinho de Albuquerque)
– “Sons Jovens”, com actuação de dois grupos da Freguesia.
Setembro
Dia 14 | 12h00 – Fim-de-semana das comemorações oficiais,
com salva de 21 tiros e toque de todos os sinos da igreja matriz e das capelas
da paróquia. 20h00 (Sede da Junta) – Concentração para o passeio pedestre
histórico pela Vila. 21h00 (Praça Mouzinho de Albuquerque) – Convívio com
animação musical de “Virgílio Pereira e Manuel Ribeiro” e porco no espeto.Dia 15 | 15h30 (Sede da Junta) – Apresentação de dois livros históricos alusivos à freguesia da Batalha, um da autoria de Saul António Gomes, e outro com autoria conjunta de Maria da Luz Moreira e José Travaços Santos. 21h00 (Praça Mouzinho de Albuquerque) – Concerto de fado com artistas amadores da região.
Dia 16 | 11h00 (Igreja do Mosteiro) – Missa presidida pelo Bispo diocesano de Leiria-Fátima, D. António Marto. 12h30 (Sede da Junta) – Descerramento da placa comemorativa do aniversário da Freguesia. 16h00 (Praça Mouzinho de Albuquerque) – Actuação dos ranchos folclóricos da freguesias da Batalha e Golpilheira e dos grupos Gaitilena e Sons do Lena. 21h00 – Encerramento das comemorações com momento musical e fogo de artifício.
Sem comentários:
Enviar um comentário