domingo, 28 de novembro de 2010

Na Escola Secundária da Batalha...

Escola Secundária de olhos no Céu


Na noite de 15 de Novembro, na Escola Secundária da Batalha, os alunos do 7.º ano puderam observar o céu com outro olhar…

A experiência foi realizada ao ar livre, a partir das 20h00. Apesar do frio que se fazia sentir, as condições meteorológicas tornaram a noite favorável à observação. Através de dois telescópios, observámos a Lua, na sua fase de quarto crescente, as suas crateras e em particular a cratera de Arquimedes. Observámos também Júpiter, conseguindo ver três dos seus satélites naturais.

A olho nu, seguindo os mapas celestes fornecidos e explicados pelos professores, observámos a Estrela Polar que nos orienta para o Norte e a constelação de Cassiopeia. Estas experiências são muito importantes e contribuem para o interesse dos alunos pela disciplina.

Ângela Agostinho Monteiro (7.º B)



Alunos da Batalha visitam o berço de Afrodite

Os alunos do Curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos da Escola da Batalha tiveram a oportunidade de realizar uma visita ao Chipre, ao abrigo do Programa Comenius, intitulado "Steps to Improve the Environment", no âmbito do programa de aprendizagem ao longo da vida. A actividade foi realizada no período compreendido entre o dia 7 e 15 de Outubro, registando-se a sua passagem pela cidade de Milão, em virtude da inexistência de voo directo e atendendo ao facto dessa passagem ser vantajosa no que respeitava a custos de deslocação.

Este intercâmbio visa essencialmente sensibilizar a comunidade escolar para as questões ambientais, perceber de que forma os diferentes países desenvolvem actividades que promovam a qualidade ambiental. Os países participantes são: Portugal, Espanha, Finlândia e Chipre. Pretende-se, ainda, medir a qualidade atmosférica, realizando a geo-referenciação de dados ambientais, através de dispositivos adequados, sensores disponibilizados pelo Centro de Competência "Entre Mar e Serra".

Durante essa semana, os alunos e professores participantes tiveram a oportunidade de conhecerem alguns monumentos da cidade de Milão, tais como a Catedral de Milão (Duomo), as Galerias Vittorio Emanuele, o Teatro La Scala e o Castelo Sforzesco. No Chipre, visitaram cidades como Larnaka, Nicósia e Paphos.

Os alunos portugueses ficaram, durante a primeira parte do programa, alojados em hotel e, posteriormente, já na zona de implantação da escola Makarios III Technical School, com a qual se realizou o intercâmbio, com famílias de acolhimento.

A participação dos alunos neste projecto constituiu uma oportunidade única no que concerne à sua formação enquanto cidadãos europeus, fomentando a sua abertura e tolerância no que respeita a outras culturas, facilitando, assim, a aproximação e cooperação entre os vários países europeus.

Sem comentários: