Massagem
por Carina Pereira
A massagem é uma técnica muito antiga e muito utilizada em quase todas as culturas. Os chineses, os egípcios e os indianos há muito tempo que conheciam os benefícios terapêuticos da massagem. Já no século II, no Império Romano, as massagens eram bem conhecidas entre os gladiadores e até o Imperador recebia tratamentos de relaxamento através de massagens. Muitos livros foram escritos nesta altura sobre as massagens de relaxamento.
As massagens relaxantes têm como objectivo aliviar a rigidez, a tensão e a dor nos músculos, para dar conforto e ajudar a dominar o stress. Muitos treinadores de atletas recomendam-na para relaxamento dos músculos antes das competições ou para aliviar as dores pós-competição.
A massagem pode também aliviar as cãibras. Se acorda frequentemente com cãibras nas pernas, experimente massajá-las antes de se deitar. As massagens nas costas e nos ombros podem ajudar a aliviar as dores do trabalho de parto, e massagens suaves são uma forma de acalmar as cólicas dos bebés. As enxaquecas e as dores de cabeça podem melhorar com massagens, e o mesmo acontece com dores na região lombar devido a espasmos musculares. A técnica da massagem aumenta o fluxo de sangue nas áreas que estão a ser massajadas, acelerando a cura. Usar óleos aromáticos durante a massagem (aromaterapia) pode ajudar a aprofundar o relaxamento.
As massagens com fins terapêuticos têm como objectivo produzir o relaxamento e a descontracção dos músculos, promovendo assim a qualidade de vida. As massagens terapêuticas são usadas muitas vezes como complemento de outras técnicas, como a electroterapia e a hidroterapia.
Existem muitos tipos de massagens, mas todos eles englobam movimentos de deslizamento, fricção, pressão, amassamento e batimento dos músculos.
Sem comentários:
Enviar um comentário