quinta-feira, 29 de maio de 2008

Técnicos mundiais visitam a ITVM

Novidades nas inspecções

A empresa ITVM - Inspecções Técnicas de Veículos a Motor, Lda, situada em Santo Antão, Batalha, foi a escolhida para a visita dos cerca de trezentos operadores de inspecção técnica automóvel que participaram na 11.ª Conferência Anual do Associação Internacional de Inspecção de Veículos a Motor (CITA - International Motor Vehicle Inspection Committee), organizada pela Associação Nacional de Centros de Inspecção Automóvel (ANCIA), nos dias 6 a 9 de Maio, no Porto. Sendo o maior evento internacional do sector, Portugal conseguiu este ano receber um número recorde de participações, com representantes de 45 países dos cinco continentes.
Entre as temáticas debatidas, esteve em destaque o enquadramento normativo da actividade, nomeadamente a constituição de uma base de dados técnica europeia de ITV e a discussão das implementações do AUTOFORE, estudo da Direcção-Geral dos Transportes e Energia da Comissão Europeia sobre as "Futuras Opções para o Cumprimento das Inspecções na União Europeia". Também os impactos ambientais dos veículos e a segurança rodoviária estiveram na agenda.
Uma das novidades do encontro foi o anúncio, já para o próximo ano, das verificações técnicas aos motociclos. Fernando Teixeira, presidente da ANCIA, referiu que "actualmente os veículos de duas rodas não são inspeccionados, pelo que não temos conhecimento das suas condições" e defendeu que "todos os veículos motorizados devem ser verificados tecnicamente, para um eficaz controlo do nosso parque automóvel".
A este propósito, os responsáveis da ITVM consideram ser necessário adquirir algum equipamento, dadas as características próprias dos veículos de duas rodas, mas afirmam estar preparados para efectuar esse serviço. A escolha deste centro para a visita dos operadores internacionais prendeu-se, precisamente, com o facto de ser "um exemplo de prestação de serviços de qualidade", adiantam.

Sem comentários: